top of page
Pai e filho, felizes, cozinhando juntos.

Aprenda a melhorar

Cozinhe, aprenda e ensine

Tempo é um desafio para todos nós, mas o ganho em aprender a cozinhar é inimaginável - uma vida mais saudável e uma família mais unida e feliz. Parace mentira? Acredite! Tenho 2 filhos um "homão" de 14  anos e uma "princesa" de 7 anos, quando cozinho para eles ou com eles, ganho um tempo precioso de convívio, exercitamos paciência, nos conhecemos melhor, a vida é mais colorida.

Não tenho pretensão de ser um cozinheiro sofisticado, mas tenho conhecimentos básicos e me jogo na cozinha de vez em quando, aos poucos o exercício se tornou mais e mais prazeroso. Ao cozinhar você escolhe os ingredientes, come algo 100% natural e fresco. É mega saudável e estimulante!

É também uma mudança importante de filosofia de vida. Eu (você e todos nós) precisamos parar de pensar na cozinha e na compra de alimentos como uma tarefa menor, desagradável que toma tempo. O que pode ser mais importante do que sua nutrição e de sua família? Cozinhar e comer juntos foi o que sempre nos uniu através dos milênios! Portanto dê a essas atividades a importância que elas merecem.

Você pode mudar! Eu não valorizava nada disso e mudei. Nessa página, vou dar dicas de como começar fazendo receitas simples, saudáveis e rápidas. Também quero lhe mostrar minha jornada ao ensinar meus filhos, nem sempre vai dar certo, mas é sempre divertido. Vamos lá!
 

Foto da lista de ingredientes de um pacote de cookies de chocolate.

Como ler a lista de ingredientes

Toda comida embalada, industrializada que você compra tem a mesma estrutura de ingredientes.

Aprender a ler a lista de ingredientes vai lhe trazer mais consciência sobre o que você ingere e sobre como essas coisas são produzidas. Repare que na maioria das vezes os ingredientes dos alimentos embalados não estão em sua forma natural, ao contrário, são uma junção de derivados e aditivos artificiais. Os dois objetivos principais dessa re-engenharia são aumentar o tempo de validade e seduzir nosso paladar, ou ainda, super estimulá-lo realçando texturas e sabores que não são naturais.

Mesa com grãos in-natura como trigo, feijão e arroz.

​Derivados de soja, milho, arroz ou trigo

Gorduras ou óleos refinados que passam por processos físico-químicos de desgomagem , branqueamento e desodorização

Carbohidratos modificados, de digestão ultra-rápida, como o xarope de glucose por exemplo, obtido misturando o amido de milho à uma solução de ácido hidroclorídrico, aquecida sob pressão

Proteína isolada, obtida mergulhando o grão em uma solução alcalina (normalmente com algum ácido) para separar a proteína das fibras vegetais. Depois isso é centrifugado e seco. 

Tãbua com põde vanilina, ingrediente artificial muito comum nos produtos ultraprocessados.

Aditivos artificiais

Emulsificantes & estabilizantes usados para misturar melhor elementos que não se misturam facilmento como óleo e água por exemplo

Conservantes mais comumente utilizados são o ácido benzóico e seus sais, ácido sórbico e derivados, acetatos, nitratos, dióxido de enxofre e parabenos

Aromatizante, corantes & realçadores de sabor. Um aromatizante bastante comum é a Vanilina (3-metoxi-4-hidroxibenzaldeído). É um composto cristalino de cor branca solúvel em clorofórmio e éter.

Mesa com ovos e leite.

​Derivados de leite, ovos e carne

Whey protein, por exemplo, é obtido por um processo de 3 etapas:

 

1. Soro de leite é a matéria-prima. O soro é uma sobra do processo da produção dos queijos

2. Ultrafiltragem é o método mais comum uilizado para filtrar o soro deixando um concentrado de proteína

3. Secagem o concentrado é seco através de um processo chamado "spray drying" que retira toda a água deixando apenas a proteína em pó 

bottom of page