
Comemos para alimentar nosso corpo dos nutrientes necessários para nossas atividades diárias. Quanto melhor nos nutrimos, mais energia temos para produzir, curtir a vida e viver mais. Mas a vida moderna pode levar ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e à baixa ingestão de alimentos in natura.
Os ultraprocessados são alimentos industrializados com aditivos como aromatizantes, conservantes ou espessantes. Muitos são vendidos como saudáveis por serem reduzidos de açúcares, sais ou gorduras. No entanto, as evidências científicas vêm se amontoando, indicando que o excesso de ultraprocessados pode levar à obesidade, diabetes e alguns tipos de câncer.
Não se trata de baní-los! Os aditivos dos ultraprocessados trazem segurança alimentar e conservam os alimentos industrializados. No entanto, é preciso que você conheça o que come e saiba estabelecer um limite saudável. Primeiro conheça a classificação mais moderna dos grupos alimentares, para poder identificá-los no seu dia-a-dia, e atuar para melhorar. Se estiver com dúvida sobre sua proporção de alimentos in-natura versus os ultraprocessados, faça a auto-avaliação.
Comida e saúde
Os efeitos do excesso de ultraprocessados
Obesidade
Os alimentos industrializados ultraprocessados passam por uma re-engenharia para garantir segurança e sabor, porém nesse processo eliminam boa parte dos nutrientes essenciais, com isso se tornam alimentos que trazem ingestão calórica mas não saciam. Seu corpo sente essa falta e segue buscando "alimentar-se". Esse é o início do círculo vicioso que, em excesso, leva à obesidade e outras consequências para sua saúde.

Meio- ambiente

Quanto mais alimentos industrializados consumimos, mais estimulamos a produção agrícula de larga escala, em monocultura. Os agricultores são economicamente estimulados a entregar grandes quantidades de soje, milho, trigo e arros, por exemplo, como elementos básicos para a formulação dos muitos derivados utilizados nos alimentos industrializados ultraprocessados. Saiba mais sobre esses derivados cliquando aqui.